Escola Evolution

Aprender Brincando e sua Importância

Metodologia

A proposta metodológica da EVOLUTION está baseada especialmente na proposta sócio-construtivista de Lev Vygotsky, na qual o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações e do espaço, e através disso desenvolver a sua capacidade de observar, questionar, pensar e descobrir.

Para tanto nosso corpo docente desenvolve projetos pedagógicos específicos a serem trabalhados com nossos alunos, cujos resultados são apresentados periodicamente aos pais.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Para isso considera as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

E na EVOLUTION a criança sai na frente, pois tudo isso acontece em inglês!

 

Educação Infantil Bilíngue

Pesquisas na área da neurociência comprovam que a plasticidade neural da criança promove extrema facilidade para o aprendizado. É como se a criança estivesse aberta para todo aprendizado que lhe é oferecido, dando conta dele. É certo que em cada etapa da vida ela será capaz de realizar determinadas tarefas, nenhum processo pode ser acelerado. Segundo um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget, o desenvolvimento humano acontece “de dentro para fora”, isto é, a criança é capaz de realizar determinada tarefa em seu mundo a partir do momento que seu desenvolvimento fisiológico a permitir. “Só podem aprender aquilo que estão preparadas para assimilar”, dizia.

As crianças que estudam numa escola bilíngue têm a vantagem de ter seu desenvolvimento cognitivo aumentado. Estas crianças têm a oportunidade de desenvolver uma série de habilidades que as farão se destacarem entre seus pares, dentre elas:

Alta proficiência na segunda língua (inglês).

Grande flexibilidade cognitiva: boa atenção, boa memória, alta capacidade na solução de problemas e ainda melhor entendimento de sua língua materna. Atitudes positivas em relação a outras culturas e respeito com outras pessoas.

A longo prazo estes alunos estarão muito bem preparados para a comunidade global e para o mercado de trabalho onde o inglês está inserido.

Adaptação

Entendemos que o ingresso da criança na escola é um momento muito importante para as crianças e para os pais.
A criança tem seu primeiro contato com a sociedade fora de sua família na escola. Está deixando um local conhecido e seguro para conhecer um espaço novo, cheio de novos desafios e de pessoas que até então não faziam parte de seu mundo. Isso pode ser assustador no início, por isso tratamos este momento de forma muito especial.

Nosso trabalho pedagógico traz o cuidar e o educar como aspectos integrados. Isto se dá num ambiente em que a criança se sinta acolhida, segura, satisfeita em suas necessidades, onde ela possa trabalhar e lidar de forma adequada com suas emoções. Na fase de adaptação a atenção é redobrada e focada exclusivamente ao acolhimento.
Os pais também passam por uma fase de adaptação a este novo desafio, portanto também são acolhidos e amparados em suas necessidades.